COMO FUNCIONA E QUAIS SÃO OS TIPOS DE FINANCIAMENTO?

A princípio, o financiamento imobiliário é uma das maneiras mais comuns de aquisição de imóveis no Brasil. Essa linha de crédito habitacional permite que as pessoas adquirem sua casa própria, saindo do aluguel de forma mais prática.

Em outras palavras, o comprador paga um valor de entrada para o vendedor do imóvel e solicita um empréstimo do valor restante para um banco ou empresa credora. Além disso, é possível financiar até 80% do valor do imóvel.

Da mesma forma, existe também o financiamento em conjunto com programa habitacional, como o Casa Verde Amarela (atual programa que substituiu o Minha Casa, Minha Vida). No caso, o Governo Federal disponibiliza um valor de subsídio para auxiliar as pessoas de baixa renda a adquirir um imóvel próprio.

Além disso, uma outra forma de financiar sua casa ou apartamento próprio é através do financiamento de imóveis pela Caixa . A Caixa Econômica Federal possui uma linha de crédito habitacional, para que as pessoas possam pagar o imóvel em até 35 anos.

Igualmente, outros bancos, empresas credoras e construtoras também oferecem financiamento habitacional. Porém, as tarifas são variáveis de acordo com cada credor. Então, fique atento às taxas, aos juros, às condições e aos prazos de pagamento.



Como solicitar um financiamento de imóveis?


Em primeiro lugar, se você não tem uma reserva financeira para comprar um imóvel à vista ou parcialmente, o financiamento é uma alternativa. Entretanto, é preciso atender os requisitos básicos para solicitar um financiamento imobiliário.

Confira abaixo as condições:


Ter mais de 18 anos (maioridade civil);Não pode ter nenhuma restrição de crédito (“nome sujo”) em cadastros como SPC (Serviço de Proteção de Crédito) e Serasa;Comprovação de renda.Em contrapartida, a comprovação de renda é um ponto importante que pode influenciar na liberação do crédito. Semelhantemente, como nos requisitos para solicitar um financiamento, confira a documentação para comprovar sua renda.

Para trabalhadores em regime CLT (com carteira profissional registrada), os documentos necessários para a solicitação de financiamento são: Holerite dos últimos meses trabalhados;Carteira de trabalho;Declaração do Imposto de renda.

Da mesma maneira, se você é autônomo, confira quais documentos que podem ser apresentados para a comprovação de renda: Extratos bancários;Decore (comprovante utilizado para quem trabalha com empresas públicas e privadas e emitido por contadores profissionais);Recibo de pagamento de autônomo (RPA).Todavia, mesmo que o financiamento seja aprovado, o banco ou financiadora fará uma avaliação de crédito. Esse tipo de procedimento, serve para que a empresa credora analise se o comprador pagará o empréstimo solicitado.

Categoria :
Uncategorized
Compartilhe:

Mais artigos

Falar no Whats
1

Este site utiliza cookies (próprios e de terceiros) e tecnologias similares para analisar os nossos serviços e exibir publicidade personalizada com base em um perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação (por exemplo, páginas visitadas). Ao continuar a navegar neste site, você aceita o uso de cookies para os fins acima.