Estamos passando por uma situação totalmente atípica e incerta. A orientação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde é que não tenha aglomeração de pessoas.
Com organização, prudência e sem pânico, podemos adaptar a nossa rotina, acompanhando como a situação vai se desenrolar nos próximos dias e semanas.
Mesmo com um sentimento de insegurança e preocupação, é importante estarmos cientes que devemos manter a calma, cuidando da nossa saúde e da nossa família.
Por isso, compartilhamos com você as principais orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde para evitar a proliferação do vírus:
– Lave bem as mãos (dedos, unhas, palma e dorso). Na internet você encontra diversos vídeos com orientações de profissionais de saúde explicando como a lavagem deve ser feita.
– Em casa, higienize as mãos com água e sabão. Caso esteja na rua, opte pelo álcool gel.
– O álcool deve ser utilizado para higienização de objetos como telefones e maçanetas. Sempre que entrar em contato físico com objetos externos, a higienização é necessária.
– Na limpeza doméstica, dê preferência para a água sanitária.
– Ao espirrar ou tossir, utilize lenços de papel e descarte-os imediatamente após o uso.
– Evite tocar olhos, nariz e boca se as suas mãos não estiverem limpas.
– Ao retornar do supermercado e da farmácia, retire os sapatos e a roupa e lave-os imediatamente. Se não houver possibilidade de fazer a lavagem imediata, armazene-as em sacos plásticos lacrados até a lavagem.
– Busque suporte médico e hospitalar somente se tiver sintomas mais graves da doença, como dificuldade de respirar. Antes de se dirigir a um hospital, verifique sua temperatura e, se possível, entre em contato com a Vigilância em Saúde da sua cidade para avaliar a necessidade de buscar suporte. É importante destacar que as casas de saúde são um local de risco, por isso só deve ir ao hospital quem realmente precisar.
Clientes, parceiros, amigos, fornecedores e colegas, permanecemos juntos e à disposição para ajudar no controle da pandemia. Estamos fazendo nossa parte e temos certeza que, com consciência e responsabilidade.