A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas na rotina das pessoas e profissionais. As atividades laborais foram afetadas pela quarentena, com isso, muitos trabalhadores passaram a exercer suas funções em casa, no regime de trabalho home office. Esse é o seu caso? Você teve que mudar o escritório para a sua casa? E como tem lidado com a organização do espaço onde exerce suas atividades profissionais?
Neste post, separamos algumas dicas de como adaptar a casa ou apartamento para o home office. Com dicas práticas você vai aprender a otimizar o ambiente, garantindo o aumento da sua produtividade. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra!
Defina qual é o melhor local da casa para você trabalhar
O primeiro passo para organizar um escritório em casa é definir onde onde você vai trabalhar. É necessário escolher um lugar iluminado, confortável e silencioso. Caminhe pelos cômodos da casa e veja qual deles oferece as condições ideais para a realização das suas atividades.
Lembre-se de considerar também que a escolha do ambiente deve atentar para as necessidades dos demais moradores e suas atividades. Desta forma, é recomendado evitar áreas com muito movimento de pessoas, como a cozinha, por exemplo.
A varanda pode ser uma ótima opção
Se o seu apartamento tem varanda vale a pena considerá-la como uma opção de espaço de trabalho. Claro que é importante considerar o clima e se a varanda oferece as condições mínimas. Geralmente, as varandas com vidro são as mais adequadas. Em alguns casos acaba sendo o lugar ideal para trabalhar pois é bem iluminado e confortável.
Separe uma mesa e uma cadeira confortáveis
Geralmente, no trabalho em regime home office o profissional passa grande parte do dia sentado em frente ao computador. Por isso, a recomendação é que você tenha uma mesa adequada e uma cadeira confortável e ergonomicamente adaptada ao seu tipo físico.
Separe o seu material de trabalho
Deixe todo o seu material de trabalho organizado no espaço previamente definido. Isso vai ajudar a manter a sua rotina e vai evitar distrações durante o dia. Levantar para pegar uma caneta no quarto ou um bloco de papel na cozinha pode afetar a sua produtividade e favorecer a ocorrência de distrações.
Faça uma pequena decoração
O conforto do ambiente onde você trabalha é um fator determinante para a produtividade. Por isso, fazer uma pequena decoração com uma planta e uma luminária, por exemplo, podem fazer toda a diferença no seu escritório em casa. Invista em mudanças sutis e deixe o escritório com a sua cara.
Trabalhar em casa vai muito além de ter um computador e uma mesa onde trabalhar. É necessário ter organização, foco e uma rotina previamente estabelecida. Esteja disponível por telefone no horário de trabalho e se vista adequadamente, como se estivesse indo trabalhar no espaço físico da empresa. Com boas práticas você vai perceber que é possível ser produtivo e atender a todas as demandas diárias mesmo estando longe do escritório.
Você gostou deste artigo sobre como adaptar o seu apartamento para o home office? Então aproveite para seguir a Belmais no Facebook e fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos.