Mobiliar uma casa é uma tarefa que demanda planejamento e uma visão inteligente acerca das necessidades da família e do espaço disponível no seu apartamento.
Por isso você deve, entre outros cuidados, dar uma atenção ao formato do tampo e a área disponível para circulação.
Neste post, separamos 5 dicas que vão ajudá-lo na hora de escolher a mesa de jantar do seu apartamento. Acompanhe e descubra!
1. Avalie o espaço disponível
Antes de pensar no formato e nos modelos, o primeiro critério que você deve levar em consideração é o espaço disponível. Verifique qual é o espaço da sala de jantar (ou cozinha) que será destinado para a mesa. Lembre-se que neste cálculo você também deve considerar o espaço ocupado pelas cadeiras e também o que deve ser deixado para a circulação de pessoas.
Confira a seguir alguns números importantes:
• o espaço entre as cadeiras deve ser de, no mínimo, 10 centímetros;
• para uma mesa retangular de quatro lugares, o tamanho mínimo deve ser de 1,40m x 90cm;
• para uma mesa redonda de quatro lugares, o tamanho mínimo deve ser de 1m de diâmetro;
• no caso de mesa quadrada de quatro lugares, o tamanho mínimo deve ser de 1m x 1m;
2. Defina o formato da mesa
Uma dúvida comum, principalmente para quem não tem tanto espaço, diz respeito ao formato ideal da mesa: retangular, quadrada ou redonda?
Veja quais são as nossas dicas:
• as mesas retangulares são interessantes para as famílias maiores e que têm pouco espaço disponível;
• as mesas quadradas, para quatro pessoas, são uma opção bacana para quem tem pouco espaço e quer dar um tom mais sofisticado na decoração;
• as mesas redondas são, na prática, a melhor alternativa para quem tem menos espaço. Outra vantagem deste tipo de mesa é que elas não tem quinas, o que aumenta a segurança. Ainda, o formato é ideal quando o assunto é circulação de pessoas.
3. Escolha uma cor que combine com o ambiente
Definido o tamanho e o formato, o passo seguinte é a escolha da cor. Se o seu apartamento é pequeno, é recomendado investir em cores claras já que elas trazem uma sensação de amplitude para o espaço.
4. Escolha o material
Além de definir a cor, outro passo importante é a escolha do material. Você encontra muitas opções disponíveis no mercado, de forma geral, além das mesas de madeira e aço, há também aquelas com tampo de vidro. A escolha do material deve se basear no estilo do restante da decoração.
5. Busque referências na internet
Uma boa forma de definir o estilo da decoração da sua casa, inclusive no que diz respeito às mesas de jantar, é buscando referências na internet. Você pode consultar em sites de decoração e blogs de empresas especializadas.
Além disso, se for possível buscar o suporte/consultoria de um profissional da área de arquitetura e/ou decoração de interiores, pode ser outra alternativa interessante.
Como você pode ver, o primeiro passo para escolha de uma mesa é a definição do espaço disponível, depois, você deve escolher o formato, a cor e o material. Cores claras são sempre uma boa alternativa, já que trazem uma sensação de leveza e amplitude para o ambiente.
Gostou das nossas dicas sobre como escolher a mesa de jantar do seu apartamento? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e acompanhe outros conteúdos como esse.