Decorar a casa com plantas é uma solução muito utilizada por designers e arquitetos. Além de tornar o ambiente mais aconchegante e agradável as plantas trazem frescor e uma sensação de vitalidade para o seu lar.
Mas quais são os benefícios do uso de plantas na decoração? Além de serem excelentes objetos decorativos elas realizam o processo de filtragem e umidificação do ar, trazendo mais frescor para o espaço.
Mas será que é possível usar qualquer tipo de planta na decoração de um apartamento? A resposta é não! Antes de escolher a planta você deve avaliar os seguintes fatores: espaço disponível, a incidência de luz, crescimento da planta e a sua disponibilidade pessoal para a manutenção e os cuidados com a espécie escolhida. Lembre-se que elas são seres vivos e demandam cuidados.
Após analisar as particularidades de cada ambiente e a sua disponibilidade para realizar as manutenções e cuidados necessários é hora de escolher as plantas que vão compor os espaços. Selecionamos algumas dicas de espécies recomendadas para espaços internos, confira:
Antúrio
A espécie é muito popular quando o assunto é decoração de casas. Ela se adapta muito bem em lugares fechados já que não precisa de luz direta para se desenvolver. Para quem tem uma casa ou apartamento com pouca luz, o Antúrio pode ser uma excelente opção.
Aglaonema
Assim como o Antúrio, a Aglaonema é uma espécie de planta que também se adapta bem aos ambientes com menor incidência de luz. Apesar de não demandar muita manutenção como a colocação de adubo ou troca de terra, você deve estar saber que ela precisa de muita água, sendo indicado regar pelo menos uma vez ao dia.
Begônia
As Begônias são plantas delicadas e que demandam um pouco mais de cuidado na manutenção. Além de se adaptar bem aos espaços fechados, elas são plantas ornamentais que combinam muito bem com decorações mais românticas.
Cactos
Um gênero muito comum na decoração, os cactos se diferenciam pois precisam de pouca manutenção, inclusive quanto ao consumo de água. É possível encontrar ótimas e variadas opções no mercado.
Clorofito
O Clorofito é uma espécie que também costuma ser utilizada em decoração. Entretanto, é importante saber que ela deve ser regada com frequência e o ideal é que ela receba pelo menos meia hora de luz direta ao longo de um dia.
Espada de São Jorge
Planta muito tradicional na cultura brasileira e também na decoração, a Espada de São Jorge é tida como uma fonte proteção para o ambiente, afastando o mau olhado e a inveja. Não demanda muita manutenção e traz consigo o benefício de purificar o ar do ambiente.
Lírio da Paz
O lírio é uma planta muito bonita que não exige tantos cuidados e também não precisa de muita luz solar. Largamente utilizado em decoração ele se adapta muito bem à decoração de ambientes residenciais e também de corporativos.
Neoregelia
A Neoregelia é uma planta que gosta de sombra e umidade. Por isso, é recomendada para os ambientes que tenham tais características. Inclusive, a espécie pode crescer em ambientes com luz natural ou artificial, o que a torna mais resistente que outros tipos de plantas.
Palmeira Leque
Com uma beleza exótica, a Palmeira Leque é outro exemplo de planta muito utilizada na decoração. Por ser um pouco maior, você deverá realizar trocas de vaso a cada dois anos, removendo folhas secas e evitando espaços com ar condicionado.
A decoração de ambientes internos com plantas é um movimento que vem ganhando força os projetos de decoração e arquitetura. Inclusive, muitas pessoas optam pela construção de jardins de inverno e jardins verticais dentro de casa. Há uma infinidade de soluções e alternativas que podem ser desenhadas de acordo com as particularidades e o perfil do morador.
A nossa dica é que você aproveite a beleza e os demais benefícios da decoração com plantas e invista em mudanças no seu espaço. Gostou deste artigo? Então deixe um comentário e compartilhe conosco sua experiência com o uso de plantas na decoração.