O primeiro apartamento na vida de casais jovens tende a ser mais compacto, principalmente por se tratar de uma alternativa prática e adequada às necessidades das famílias modernas. O custo benefício é outro ponto que chama muito a atenção, razão pela qual investir capital nestes imóveis é uma tendência mercadológica.
Por isso, comprar um imóvel próprio é uma solução inteligente para quem quer sair do aluguel e começar a formar o seu patrimônio. O desafio da otimização dos espaços pode ser facilmente resolvido com planejamento e alguns ajustes no espaço. Entender o ambiente onde você está morando e aprender boas práticas de decoração que favoreçam uma rotina organizada são dois passos essenciais na jornada de otimização e bom uso dos cômodos da sua casa.
Pensando nisso, resolvemos apresentar seis dicas incríveis que vão ajudar você a dar um upgrade no seu apartamento. Acompanhe e descubra!
Invista em móveis sob medida
Os móveis sob medida são uma ótima opção não apenas para quem mora em apartamentos pequenos, mas para qualquer pessoa que deseje utilizar de forma inteligente os cômodos da casa.
O mercado oferece inúmeras opções de materiais e empresas que atuam nessa área, inclusive com valores que atendem a diversos perfis de clientes. Certamente, a escolha de móveis sob medida vai fazer toda a diferença na hora de mobiliar, usando melhor os espaços disponíveis no seu apartamento.
Use móveis para integrar cômodos
Essa é uma dica muito bacana e largamente utilizada por pessoas que gostam de integrar ambientes, especialmente sala e cozinha. Usar móveis na integração dos cômodos permite ampliar o espaço, além de tornar útil uma área que até então era ocupada por uma parede. E é justamente nesse ponto que entra nossa próxima dica.
Integre cômodos
A integração de cômodos, na medida do possível, é um bom caminho para a “ampliação” do seu espaço. É claro que ela deve ser feita com moderação e considerando a intimidade e o perfil de cada família. Entretanto, integrar ambientes como sala e cozinha, por exemplo, são uma ótima estratégia para trazer uma sensação de conforto e de amplitude no apartamento.
Escolha cores claras e neutras
Outra dica importante na hora de decorar um apartamento pequeno é a escolha das cores. Priorize pintar as paredes e até mesmo escolher móveis que tenham cores neutras e mais claras e utilize cores escuras nos detalhes. A regra é: tudo que é mais claro e iluminado traz uma sensação de mais espaço.
Aposte nos espelhos
Dica clássica e que vai muito bem em apartamentos pequenos: o uso dos espelhos é uma ótima ideia para quem quer trazer amplitude para determinado espaço. Os espelhos são bons, pois se adaptam a diferentes ambientes e podem ser usados, inclusive, em portas de guarda-roupas ou em portas de correr que dividem cômodos.
Dica extra
vale destacar que a substituição das portas comuns por portas de correr pode ser outra ideia interessante para quem tem apartamento pequeno, já que elas ocupam menos espaço e contribuem para o fluxo de pessoas.
Invista na iluminação
Por fim, a iluminação é outro ponto-chave na decoração de um ambiente. Aqui, a dica é que você opte sempre por lâmpadas neutras, preferencialmente de LED, e que as posicione de forma estratégica nos ambientes da casa.
Uma das grandes dúvidas de quem mora em apartamentos pequenos é como ter espaço para armazenar todos os pertences da família. Com criatividade e colocando nossas dicas em prática, além de melhorar a sensação de conforto, você pode investir em móveis planejados inteligentes e multiuso, que favoreçam a organização dos seus objetos pessoais.
E por fim, se ainda tem dúvidas sobre a decoração do seu apartamento, uma sugestão é contratar um arquiteto ou design de interiores para auxiliar em todo o processo.
Gostou deste artigo sobre otimização de espaços para apartamentos pequenos? Então aproveite para seguir a Belmais nas redes sociais e ficar por dentro de outras dicas como estas!