O projeto luminotécnico é desenvolvido com base nas particularidades de cada ambiente. Por isso são considerados fatores como: tamanho dos ambientes, função do espaço, luz necessária e nível de iluminação.
Geralmente elaborado por arquitetos ou designers de interiores, é muito comum surgirem dúvidas a respeito do assunto, principalmente por quem está começando a mobiliar uma casa ou apartamento novo.
Pensando nisso, separamos seis dicas dos especialistas da área voltados para o público que mora em apartamentos pequenos. Se esse é o seu caso, continue a leitura e descubra como montar a iluminação do seu apartamento!
1. Invista em abajures
Com um espaço limitado, o uso de abajures e peças soltas pode ser uma ótima ideia. Além de iluminar o ambiente eles ajudam integrar a decoração, compondo o espaço e garantindo uma experiência confortável.
2. Fitas de led como estratégia de composição
Outra alternativa interessante são as fitas de led. Elas podem ser utilizadas em espelhos, móveis, televisores, gessos e sancas.
Além de criar um espaço mais moderno, elas ajudam na iluminação. Quando utilizadas de forma inteligente, criam uma sensação de profundidade, uma boa alternativa para quem mora em apartamentos pequenos.
3. Luzes amarelas
As luzes de cor amarela são sempre as mais indicadas. Além de trazer a sensação de conforto, elas não cansam os olhos. Desta forma, ambientes como sala e quartos ficam mais aconchegantes quando são projetados com iluminação amarelada.
4. Atenção para a direção da luz
Direcionar os pontos de luz é uma parte importante durante a elaboração do projeto de iluminação. Dependendo de onde o ponto de luz for direcionado, ela criará uma percepção de amplitude no ambiente, fazendo com que ele pareça maior.
5. Evite usar pontos de luz centralizados
Evite usar somente um ponto de luz centralizado pois ele traz uma sensação de achatamento. Luz indireta direcionada para quadros ou peças de decoração pode ser uma alternativa bacana na composição da decoração.
6. Use as luzes para criar uma percepção maior de espaço
Se você quer criar uma sensação de amplitude, o pulo do gato está em direcionar as suas luzes para paredes e teto, isso traz a sensação de alongamento. Ainda, como já destacamos, focar em quadros, estantes e objetos de decoração também é uma solução interessante já que a luz se difunde e cria uma ilusão de amplitude.
Se você tem dúvidas com relação à iluminação é interessante conversar com um arquiteto ou designer, estes profissionais poderão ajuda a definir as melhores escolhas para a sua casa.
Você ainda tem dúvidas sobre iluminação de apartamentos pequenos? Deixe um comentário com a sua pergunta!