Entenda em que ocasião utilizar prateleiras, onde colocá-las e qual modelo perfeito para o seu ambiente.
Inspire-se para decorar ambientes com prateleiras, otimizando espaços, de forma prática e organizada. As prateleiras são objetos fundamentais para decorar, seja o quarto, sala, cozinha, escritório ou home office e até mesmo garagem, presentes em projetos de arquitetura de interiores e decoração.
A decoração com prateleiras deixa o ambiente mais acolhedor, permitindo mudar a cara do espaço, deixando-o mais confortável e elegante.
Confira, nesse post, como usar prateleiras na sua decoração, liberando espaço e tornando o ambiente ainda mais agradável. Boa leitura!
Prateleiras altas
Utilizar prateleiras altas é uma ótima maneira de liberar espaço na superfície e ampliar sua área do ambiente. Adequado para apartamentos ou ambientes pequenos, onde o principal problema é a falta de espaço para armazenar os objetos.
Podem ser utilizadas acima das portas, janelas, móveis ou espaços amplos. Lembrando que a luz natural é essencial para integrar ao clima, trazendo mais delicadeza e amplitude para o local. A utilização de cores neutras em espaços home office é super indicado.
Outra dica, coloque objetos que não utiliza com frequência, como malas, roupas de outra estação, documentos, livros e objetos decorativos.
Prateleiras altas
A decoração no quarto é uma das mais complexas, pois deve externar a identidade da pessoa ou do casal. O ambiente deve proporcionar para você um sintoma de paz, acolhimento e conforto. Portanto, atenção ao utilizar as prateleiras no quarto. São muito bem-vindas, para otimizar o espaço, mas devem trazer o melhor na sua decoração.
Pode ser utilizada acima da cabeceira ou ao lado, para guardar livros, porta-retratos, luminárias e objetos de viagens, mas atentando para que esteja bem fixada, e largura adequada para o que for comportar. A cor deve estar em harmonia com seu quarto. Na dúvida, utilize sempre cores neutras.
Prateleiras de marcenaria
O segredo da prateleira de marcenaria é simples, utilize em parcimônia. Sim, poupe o ambiente, com prateleiras grandes, extensas e diversas. Muitos decoradores utilizam essa opção, mas lembre-se do objetivo da prateleira para aquele ambiente, para o que vai servir, e para o que quer. Exemplo, para um quarto pequeno e também utilizado para trabalhar, crie uma prateleira de marcenaria condizente com espaço e para os objetos que vai utilizá-la.
Prateleiras, paredes e cores
As cores dos ambiente necessitam estar em harmonia com os móveis, regra essencial da decoração. Portanto, a cor da prateleira é imprescindível que combine com os demais móveis e local. Já vimos que a prateleira dá charme, é funcional e organiza seu dia a dia, ideal para acolher a diversidade de objetos, transformando o local. Desta forma, utilize prateleiras que acompanham a cor da parede ou dos móveis que estão no ambiente. Outra dica, prateleiras pretas, devem estar em perfeita harmonia com o ambiente, podem ser utilizadas em quartos e closets, utilizando aqui uma luz amarelada, o conjunto pode ficar elegante.
O uso da prateleira pode ser o mais variado, criando uma continuidade visual, diversificando o ambiente, otimizando os espaços, trazendo harmonia e aconchego ao local. De marcenaria, vidro ou aço, nichos ou vazadas, moderna ou tradicional, são consideradas ótimas para abrilhantar o ambiente e, lembre-se, utilize sempre em harmonia com o espaço. Dúvidas, busque ajuda com um arquiteto ou designer de interiores.
Gostou da nossa matéria? Deixe um comentário ou pergunta, e aproveite para nos acompanhar nas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos como esse!