Decorar um apartamento requer atenção especial e muito trabalho, ainda mais com crianças. A decoração é o porta-retrato da personalidade da família, por isso precisamos tornar esse local aconchegante, prático e elegante, sem abrir mão do seu estilo para transformar o lugar em um espaço seguro e lúdico para crianças.
Então, é um desperdício escolher um só entre tantos estilos. Quando se trata de um apartamento com crianças, devemos mesclar cores, além de comunicar diversidade e personalidade do ambiente e família. Continue na página e confira ideias e tendências para ambientes com crianças, sem perder o estilo.
1. Estilo Minimalista X Contemporâneo
O estilo minimalista utiliza o mínimo necessário para um apartamento, diminui mobília e ornamentos, sendo funcional e trazendo elegância e sofisticação ao ambiente. Neste estilo valoriza-se a estética, ressaltando a luz natural e utilizando cores neutras e frias. Por ser uma decoração com ideia de “menos é mais”, o apartamento torna-se espaçoso, onde as crianças podem se movimentar e brincar com mais segurança.
Aqui, você não perde a elegância no apartamento e ao mesmo tempo o torna confortável e tranquilo para os pequenos. Mas nem sempre a decoração minimalista se encaixa no perfil familiar, então deixamos uma segunda sugestão, o estilo contemporâneo, em que a proposta é aliar simplicidade, uma decoração modesta, direta e funcional.
A dica é investir em formas geométricas, cores e texturas que tornam o ambiente mais divertido e lúdico, com materiais modernos, mobília ampla e baixa, e uso de cores vivas em detalhes, combinando com tons sóbrios.
2. Móveis e objetos
A escolha de móveis e objetos vem a ser uma das principais preocupações dos adultos na hora de decorar um ambiente com crianças. Mas não se angustie: mantenha o objetivo da segurança e a elegância do seu lar.
Escolha móveis de madeira com arestas arredondadas, mesa de jantar com vidro temperado e cadeiras, de preferência, não estofadas. As cadeiras estofadas são mais delicadas e sujam facilmente. As crianças podem derrubar comida e líquidos nos materiais, por isso não se recomenda este tipo de móvel. Entretanto, se você fizer questão de usar cadeiras estofadas uma boa alternativa é realizar a impermeabilização dos tecidos.
Dependendo do estilo escolhido, use pufes e sofás de tecidos resistentes e impermeáveis, tapetes de sisal, polipropileno e couro de vaca. Cuidado: vasos e objetos quebráveis devem ser mantidos em altura adequada para a segurança, em um lugar onde não joguem bola e brinquedos. Quem tem criança sabe que isso é possível de acontecer.
3. Cores
Imagine que você precisa manter um ambiente harmônico, porém estimulante para as crianças. Nos espaços de convívio comum familiar, comece com uma base neutra, para não tornar o local cansativo, colorido demais e contrastante com os brinquedos que já são coloridos.
Tenha parcimônia na escolha das cores, pois a intenção é criar um apartamento elegante, leve e alegre.
4. Organização do apartamento
Um festival de brinquedos pela casa. É isso que acontece quando temos crianças. Disponha de compartimentos como baús, prateleiras fixas e de madeira e móveis com fundo falso, para estimular os pequenos a guardar seus brinquedos e manter o ambiente organizado.
5. Quarto da criança
O quarto da criança é um espaço físico que podemos brincar com as cores, objetos e móveis. Transforme esse ambiente em um local lúdico e divertido. Inspire-se em personagens infantis, peças decorativas coloridas e um cantinho de brincar, onde tenha lousas, jogos, tapetes emborrachados e, quem sabe, até uma cabana.
O mesmo espaço pode ter ambientes diferentes para a diversão e a hora do sono. Ofereça um lugar acolhedor e prazeroso para a criança criar e recriar suas brincadeiras, observando a segurança e priorizando a praticidade.
6. Sacada
Não importa se é pequena ou grande, esse é um lugar que necessita de atenção, organização e segurança. A sacada de vidro é uma opção de segurança para as crianças, reduz ruídos externos e poluição, bem como torna o espaço climatizado e privativo.
Ótimo local para os pequenos poderem brincar, ler, tomar sol e interagir com a natureza. Sim, isso mesmo, coloque no local flores, plantas e temperos.
Evite vasos quebráveis e espécies tóxicas, mas é muito legal que o seu filho tenha contato diário com as planas e aprenda a respeitá-las.
Gostou deste artigo com dicas sobre decoração de apartamento com crianças? Então aproveite para baixar o nosso e-book e descubra como conquistar o sonho da casa própria!